top of page
Search
  • callistae5n9you

Rogue agent 2022: o que é e como assistir o filme de ação



Queimando: o que você precisa saber




A queimadura é uma lesão comum e potencialmente grave que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer lugar. Também pode ter um impacto significativo no meio ambiente e no clima. Neste artigo, explicaremos o que são as queimaduras, quais são suas causas e efeitos, como preveni-las e tratá-las e quais são alguns fatos e estatísticas sobre elas.


O que está queimando?




A queimadura é uma lesão na pele ou outro tecido orgânico causada por calor, radiação, eletricidade, produtos químicos ou fricção. A queimadura pode danificar as células e os tecidos do corpo, causando dor, inchaço, bolhas, cicatrizes, infecções e até a morte.




burning



Definição de queimar




Segundo o dicionário Merriam-Webster, a queima é "um rápido processo de oxidação, que é uma reação química que resulta na evolução da luz e do calor em intensidades variadas". A oxidação é o processo de perda de elétrons para outra substância, que pode liberar energia na forma de calor e luz. Por exemplo, quando a madeira queima, ela reage com o oxigênio do ar e produz dióxido de carbono, água, calor e luz.


O tetraedro de fogo




Um incêndio é um tipo de queima que envolve chamas. As chamas são manifestações visíveis da combustão, que é uma reação química autossustentável que produz calor e luz. Para que ocorra a combustão, são necessários quatro elementos: combustível, oxigênio, calor e uma reação química não inibida. Esses quatro elementos são representados pelo tetraedro de fogo, um modelo geométrico que mostra a relação entre eles.


Combustível é qualquer substância que pode queimar, como madeira, papel, gasolina ou gás natural. O oxigênio é um gás que suporta a combustão fornecendo elétrons ao combustível. O calor é a energia que inicia e sustenta a reação de combustão, elevando a temperatura do combustível e do oxigênio. Uma reação química desinibida é o processo que permite que o combustível e o oxigênio se combinem e liberem calor e luz.


Se qualquer um desses elementos for removido ou reduzido, o incêndio será extinto ou evitado. Por exemplo, a água pode extinguir um incêndio resfriando o combustível e o oxigênio ou deslocando o oxigênio. Um cobertor anti-fogo pode abafar um incêndio cortando o suprimento de oxigênio. Um extintor de incêndio pode parar um incêndio interrompendo a reação química com uma substância que interfere na combustão.


Quais são as causas e efeitos da queima?




As queimaduras podem ser causadas por várias fontes de calor, radiação, eletricidade, produtos químicos ou fricção. Dependendo da gravidade e extensão dos danos à pele e aos tecidos subjacentes, as queimaduras podem ter efeitos diferentes no corpo.


Tipos de queimaduras e seus sintomas




As queimaduras são classificadas em quatro graus com base na profundidade com que penetram nas camadas da pele. A pele consiste em três camadas: a epiderme (a camada mais externa), a derme (a camada intermediária) e o tecido subcutâneo (a camada mais interna). Os sintomas de cada grau de queimadura são:


  • Queimadura de primeiro grau: é uma queimadura superficial que afeta apenas a epiderme. Pode causar vermelhidão, dor, inchaço e descamação da pele. Geralmente cura dentro de uma semana sem cicatrizes.



  • Queimadura de segundo grau: é uma queimadura de espessura parcial que afeta tanto a epiderme quanto parte da derme. Pode causar bolhas, dor intensa, inchaço, vermelhidão e manchas brancas ou amarelas na pele. Pode levar várias semanas para cicatrizar e pode deixar cicatrizes ou alterações na cor da pele.



  • Queimadura de terceiro grau: é uma queimadura de espessura total que afeta todas as camadas da pele e também pode danificar os músculos, ossos, nervos e vasos sanguíneos subjacentes. Pode causar pele carbonizada, preta, marrom ou branca, dormência, perda de sensibilidade e perda de tecido. Requer atenção médica e pode precisar de enxerto de pele ou cirurgia para cicatrizar. Pode resultar em cicatrizes permanentes, desfiguração ou incapacidade.



  • Queimadura de quarto grau: Este é o tipo mais grave de queimadura que se estende além da pele e danifica os tecidos e órgãos mais profundos. Pode causar complicações com risco de vida, como choque, infecção, falência de órgãos ou morte. Requer atendimento de emergência imediato e pode precisar de amputação ou transplante para tratar.



Causas comuns de queimaduras




As queimaduras podem ser causadas por várias fontes de calor, radiação, eletricidade, produtos químicos ou fricção. Algumas das causas mais comuns de queimaduras são:


  • Incêndio: Esta é a causa mais comum de queimaduras, especialmente em países de baixa e média renda. O incêndio pode ser causado por acidentes na cozinha, chamas abertas, velas, fósforos, isqueiros, fogos de artifício ou incêndio criminoso.



  • Líquidos quentes ou vapor: Isso também é conhecido como queimadura e pode ser causado por água fervente, óleo quente, café, chá, sopa ou vapor de aparelhos ou canos.



  • Objetos quentes: Isso pode ser causado pelo toque ou contato com metal quente, vidro, plástico, cerâmica ou madeira.



  • Luz solar ou luz ultravioleta: Isso pode ser causado pela superexposição aos raios solares ou fontes artificiais de luz ultravioleta, como câmaras de bronzeamento ou lâmpadas.



  • Radiação: Isso pode ser causado pela exposição à radiação ionizante, como raios-X, raios gama ou materiais radioativos.



  • Eletricidade: Isso pode ser causado pelo contato com fios energizados, tomadas, eletrodomésticos, raios ou choques elétricos.



  • Produtos químicos: Isso pode ser causado pelo contato com ácidos, álcalis, solventes, detergentes, alvejantes, gasolina ou outras substâncias corrosivas ou inflamáveis.



  • Atrito: Isso pode ser causado por fricção ou raspagem contra uma superfície áspera, como carpete, pavimento ou lixa.



Complicações e consequências das queimaduras




As queimaduras podem ter efeitos graves e duradouros no corpo e na mente. Algumas das possíveis complicações e consequências das queimaduras são:


  • Infecção: As queimaduras podem danificar a barreira natural da pele contra germes e aumentar o risco de infecção.A infecção pode se espalhar para o sangue (sepse) ou para os ossos (osteomielite) e causar complicações com risco de vida.



  • Desidratação: Queimaduras podem causar perda de líquidos do corpo e levar à desidratação. A desidratação pode afetar a pressão arterial (choque hipovolêmico), a função renal (lesão renal aguda) e o equilíbrio eletrolítico (hiponatremia ou hipernatremia).



  • Hipotermia: queimaduras podem causar perda de calor do corpo e levar à hipotermia. A hipotermia é uma condição em que a temperatura do corpo cai abaixo de 35C (95F) e causa tremores, confusão, sonolência, respiração lenta e parada cardíaca.



  • Cicatriz: As queimaduras podem causar a formação de tecido cicatricial na pele e nos tecidos subjacentes. O tecido cicatricial pode afetar a aparência, a função e o movimento da área afetada. As cicatrizes também podem causar coceira, dor, contraturas, quelóides ou cicatrizes hipertróficas.



  • Desfiguração: As queimaduras podem causar alterações permanentes na forma, tamanho, cor ou textura da pele e dos tecidos subjacentes. A desfiguração pode afetar as características faciais, os membros, os órgãos genitais ou outras partes do corpo. A desfiguração também pode afetar a auto-estima, a confiança e as interações sociais do sobrevivente da queimadura.



  • Incapacidade: As queimaduras podem causar perda de sensibilidade, mobilidade, força ou coordenação da área afetada. A deficiência pode afetar a capacidade de realizar atividades diárias, trabalho ou hobbies. A deficiência também pode afetar a qualidade de vida e a saúde mental do sobrevivente da queimadura.



  • Trauma psicológico: As queimaduras podem causar sofrimento emocional, ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou outros problemas de saúde mental. O trauma psicológico pode afetar as habilidades de enfrentamento, resiliência e recuperação do sobrevivente da queimadura. O trauma psicológico também pode afetar os relacionamentos, a família e o sistema de apoio do sobrevivente da queimadura.



Como prevenir e tratar queimaduras?




As queimaduras podem ser prevenidas e tratadas seguindo algumas etapas e diretrizes simples.Aqui estão algumas dicas sobre como prevenir e tratar queimaduras em diferentes ambientes e situações.


Dicas de prevenção para diferentes configurações




As queimaduras podem ser evitadas tomando algumas precauções e medidas de segurança em diferentes ambientes, como casa, trabalho ou ao ar livre. Algumas das dicas de prevenção são:


  • Casa: Instale alarmes de fumaça e extintores de incêndio em sua casa. Mantenha materiais inflamáveis longe de fontes de calor. Tenha cuidado ao cozinhar, passar roupa ou usar eletrodomésticos. Mantenha crianças e animais de estimação longe de líquidos, objetos ou superfícies quentes. Guarde produtos químicos e medicamentos fora do alcance das crianças. Teste a temperatura da água antes de tomar banho ou tomar banho.



  • Trabalho: Siga as regras e regulamentos de segurança em seu local de trabalho. Use roupas e equipamentos de proteção ao manusear calor, eletricidade ou produtos químicos. Evite sobrecarregar circuitos elétricos ou usar fios danificados. Relate quaisquer perigos ou incidentes ao seu supervisor ou gerente.



  • Ao ar livre: Evite a exposição direta à luz solar ou à luz ultravioleta por longos períodos. Use protetor solar, óculos escuros, chapéu e roupas que cubram a pele. Mantenha-se hidratado e procure sombra sempre que possível. Evite fogueiras ou fogos de artifício. Tenha cuidado ao acampar ou grelhar.



Primeiros socorros para queimaduras leves




Queimaduras leves são aquelas que afetam apenas a epiderme ou parte da derme e geralmente são queimaduras de primeiro ou segundo grau. Queimaduras leves podem ser tratadas em casa seguindo estas etapas:


  • Resfrie a queimadura: coloque água fria (não fria) sobre a queimadura por 10 a 15 minutos ou até que a dor diminua. Você também pode aplicar uma compressa fria ou um pano úmido e limpo na queimadura. Não use gelo, manteiga, óleo ou qualquer outra substância na queimadura.



  • Cubra a queimadura: aplique uma fina camada de pomada antibiótica ou gel de aloe vera na queimadura. Cubra-o com uma atadura de gaze estéril ou um pano limpo. Não use algodão ou qualquer outro material que possa grudar na queimadura.



  • Trate a dor: tome analgésicos de venda livre, como ibuprofeno ou acetaminofeno, conforme indicado pelo seu médico ou farmacêutico.Não dê aspirina a crianças menores de 18 anos.



Monitore a queimadura: troque o curativo diariamente ou sempre que ficar úmido ou sujo. Fique atento a sinais de infecção, como vermelhidão As 20 maiores empresas de combustíveis fósseis responsáveis por um terço de todas as emissões de carbono




A queima de combustíveis fósseis é a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa induzidas pelo homem, que são a principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas. Os combustíveis fósseis são recursos naturais, como carvão, petróleo e gás, formados a partir de restos de plantas e animais antigos ao longo de milhões de anos. Ao serem queimados, liberam dióxido de carbono (CO2) e outros gases na atmosfera, que aprisionam o calor e alteram o sistema climático da Terra.


Um estudo recente do Climate Accountability Institute revelou as 20 empresas de combustíveis fósseis responsáveis por mais de um terço de todas as emissões de dióxido de carbono e metano relacionadas à energia em todo o mundo desde 1965. Essas empresas incluem corporações estatais e multinacionais que produzem, refinam e distribuem combustíveis fósseis em todo o mundo. As 20 maiores empresas da lista são:


Classificação


Empresa


País


Emissões cumulativas 1965-2017 (GtCO2e)


Porcentagem do total global


1


Saudi Aramco


Arábia Saudita


59.26


4.38%


2


divisa


EUA


43.35


3.20%


3


Gazprom


Rússia


43.23


3.19%


4


ExxonMobil


EUA


41.90


3.09%


5


Companhia Nacional de Petróleo Iraniana


Irã


35.66


2.63%


6


PA


Reino Unido


34.02td>2,51%


7


Concha Real Holandesa


Holanda


31.95


2.36%


8


Carvão Índia


Índia


23.12


1.71%


9


Pemex


México


22.65


1.67%


10


PetroChina


China


15.63td>1,15%


11


Energia Peabody


EUA


15.39


1.14%


12


ConocoPhillips


EUA


15.231.12%


13


Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi


Emirados Árabes Unidos


13.84td>1,02%


14


Total


França


12.350.91%


15


Sonatrach


Argélia


12.300.91%


16


BHP Billitontd>Austrália


9.800.72%


17


Kuwait Petroleum CorpKuwait


8.520.63%


18


Companhia Nacional de Petróleo do IraqueIraque


8.480.63%


19


Venezuela PDVSAVenezuela


8.470.62%


20


Corporação Nacional de Petróleo da NigériaNigéria


7.200.53%


O estudo também descobriu que essas 20 empresas contribuíram com 35% de todas as emissões de dióxido de carbono e metano relacionadas à energia em todo o mundo, totalizando 480 bilhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (GtCO2e) desde 1965. O estudo também destacou o papel dos investidores e governos no apoio a essas empresas e suas atividades.


Conclusão




A queima é um fenômeno complexo que tem múltiplas dimensões e implicações. Pode causar ferimentos, morte, incapacidade e trauma para indivíduos e comunidades. Também pode contribuir para a degradação ambiental, mudança climática e injustiça social. Portanto, é importante entender o que são as queimaduras, quais são suas causas e efeitos, como preveni-las e tratá-las e quais são alguns fatos e estatísticas sobre elas. Ao fazer isso, podemos proteger a nós mesmos, aos outros e ao planeta das consequências nocivas das queimadas.


Perguntas Frequentes (FAQ)




Aqui estão algumas das perguntas e respostas mais comuns sobre a queima:


P: Como sei se tenho uma queimadura?




R: Você pode ter uma queimadura se sentir algum dos seguintes sintomas após a exposição ao calor, radiação, eletricidade, produtos químicos ou fricção:


  • Dor ou dormência na área afetada.



  • Vermelhidão, inchaço, bolhas ou descamação da pele.



  • Manchas brancas, amarelas, marrons ou pretas na pele.



  • Perda de tecido ou aparência carbonizada da pele.



  • Febre, calafrios, dor de cabeça, náusea ou vômito.



  • Tontura, confusão ou desmaio.



  • Dificuldade para respirar ou engolir.



  • Dor no peito ou batimentos cardíacos irregulares.



P: O que devo fazer se tiver uma queimadura?




R: Se você tiver uma queimadura, faça o seguinte:


  • Pare a fonte de queima e remova qualquer roupa ou joia da área afetada.

  • Resfrie a queimadura com água fria (não fria) ou uma compressa fria por 10 a 15 minutos ou até que a dor diminua.



  • Cubra a queimadura com um curativo de gaze estéril ou um pano limpo. Não aplique nenhuma pomada, manteiga, óleo ou outras substâncias na queimadura.



  • Trate a dor com analgésicos de venda livre, como ibuprofeno ou acetaminofeno, conforme indicado pelo seu médico ou farmacêutico.



  • Procure atendimento médico se a queimadura for maior que 3 polegadas, afetar o rosto, mãos, pés, órgãos genitais ou articulações, ou mostrar sinais de infecção ou complicações.



P: Como posso evitar queimaduras?




R: Você pode evitar queimaduras seguindo algumas etapas e diretrizes simples, como:


  • Evite contato com calor, radiação, eletricidade, produtos químicos ou fontes de fricção que possam causar queimaduras.



  • Tenha cuidado e tome medidas de segurança ao cozinhar, passar roupa, usar eletrodomésticos ou manusear líquidos ou objetos quentes.



  • Mantenha crianças e animais de estimação longe de possíveis riscos de queimaduras e supervisione-os de perto.



  • Instale alarmes de fumaça e extintores de incêndio em sua casa e local de trabalho e verifique-os regularmente.



  • Use roupas e equipamentos de proteção quando exposto ao calor, radiação, eletricidade ou produtos químicos.



  • Evite a exposição direta à luz solar ou à luz ultravioleta por longos períodos e use protetor solar, óculos escuros, chapéu e roupas que cubram a pele.



  • Mantenha-se hidratado e procure sombra quando estiver ao ar livre em climas quentes.



  • Tenha cuidado ao acampar ou grelhar e evite fogueiras ou fogos de artifício.



P: Quais são os benefícios da queima?




R: A queima pode trazer alguns benefícios para determinados fins, como:


  • Aquecimento: A queima pode fornecer calor para cozinhar, aquecer ou esterilizar. Por exemplo, a queima de madeira, carvão ou gás pode produzir fogo que pode ser usado para aquecer alimentos, água ou ar.



  • Iluminação: A queima pode fornecer luz para iluminação ou sinalização. Por exemplo, queimar velas, lanternas ou tochas pode produzir luz que pode ser usada para iluminar salas, caminhos ou mensagens.

  • Energia: A queima pode fornecer energia para energia ou transporte. Por exemplo, a queima de combustíveis fósseis, biomassa ou combustíveis nucleares pode produzir eletricidade que pode ser usada para alimentar dispositivos, máquinas ou veículos.



  • Arte: A gravação pode fornecer arte para expressão ou entretenimento.Por exemplo, queimar madeira, metal ou papel pode criar esculturas, pinturas ou artesanato que podem ser usados para exibir, vender ou presentear.



  • Religião: A queima pode fornecer religião para adoração ou ritual. Por exemplo, queimar incenso, velas ou oferendas pode criar fumaça, chamas ou cinzas que podem ser usadas para rezar, meditar ou honrar.



P: Quais são as desvantagens de queimar?




R: A gravação pode ter alguns inconvenientes em certos aspectos, como:


  • Saúde: A queima pode causar problemas de saúde para humanos e animais. Por exemplo, queimar pode causar queimaduras, inalação de fumaça, envenenamento por monóxido de carbono ou câncer que pode afetar a pele, os pulmões, o coração ou outros órgãos.



  • Meio Ambiente: A queima pode causar problemas ambientais para plantas e animais. Por exemplo, a queima pode causar desmatamento, poluição do ar, chuva ácida ou aquecimento global que pode afetar a biodiversidade, o clima ou o ciclo da água.



  • Sociedade: As queimadas podem causar problemas sociais para indivíduos e comunidades. Por exemplo, as queimadas podem causar conflitos, violência, pobreza ou desigualdade que podem afetar os direitos humanos, a segurança ou o desenvolvimento.




0517a86e26


5 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page